Facilidade na utilização do sistema permite que gestores tenham dados essenciais diretamente no celular.
Hoje, a propriedade possui 1200 hectares e tem como principais atividades o plantio de soja e milho.
A plantação está localizada em Nova Ubiratã — a menos de 100 km de Sorriso, município que é a sede da propriedade e onde atua o neto Matheus Gusatti. Junto com seu irmão, profissional é responsável por toda a gestão financeira da Fazenda Retiro.
Desafios na gestão familiar
Ao refletir sobre os principais desafios na administração frente à propriedade, Matheus explica que é a responsabilidade em tomar diferentes – e importante- decisões todos os dias.
“Ao mesmo tempo em que é natural seguir o caminho da nossa família, que sempre foi de agricultores, é também muito difícil tomar decisões todos os dias. Afinal, más decisões podem afetar toda a nossa família”, conta.
Entendendo a complexidade do trabalho, Matheus sempre foi muito preocupado em ter o controle total de todos de todos os departamento da propriedade. Por este motivo, chegou a ter, ao mesmo tempo, mais de 30 planilhas de Excel para entender a saúde financeira da Fazenda Retiro.
A busca por um sistema de gestão específico para o Agro negócio
Nestes documentos, haviam dados sobre aplicações, estoque e fluxo de caixa da propriedade. Porém, a dificuldade em usar planilhas ao invés de um sistema surgia em dois momentos: na atualização dos dados, que era preciso ser feita em diferentes lugares mais de uma, e no compartilhamento destas informações com seu irmão e parceiro de negócio.
Principalmente por este segundo motivo, é que Matheus procurou o Aegro. “Eu sempre fui muito focado na parte de controle. Cheguei ao Aegro para encontrar um sistema onde conseguisse visualizar tudo em um único lufar e compartilhar com meu irmão todas as informações que eu tinha”, explica.
Integração entre dados do campo e Aegro
Outro ponto importante destacado por Matheus é a integração entre Climate FieldView e Aegro. Primeiro sistema que coleta informações diretamente da plantação e leva para o software, onde todos os dados ficam armazenados e podem ser analisados em tempo real. Como resultado, há menos chances de erros humanos em cálculos e planejamentos futuros.
“O FieldView e o Aegro se comunicam muito bem e diminuem o erro humana na hora dos registro. Eu sei exatamente tudo o que foi plantado, desde a quantidade de sementes até a quantidade de adubo”, explica do gestor.”
Atendimento premium na agência física Aegro
Além das facilidade do sistema, a Fazenda Retiro conta também com atendimento presencial na agência exclusiva do Aegro. No local, são realizadas reuniões mensais, que ajudam o profissional a tirar dúvidas pontuais e entender como melhorar processos.
Hoje, o gestor não pensa em contratar nenhum outro software, principalmente por causa da facilidade na utilização do Aegro, que possui uma interface bastante intuitiva para profissionais com diferentes experiências e qualificações.
“O Aegro é muito mais simples de se lançar informações. É intuitivo de usar e de gerar relatórios. Eu tive experiência com outros sistemas e era tudo muito complicado. Meus colaboradores, inclusive, não conseguiram utilizar. Hoje, consigo fazer o controle de estoque, até mesmo pelo celular”, comemora Matheus.