Propriedade rural de 35 hectares utiliza sistema para ter controle total das informações transmitidas diariamente.
Fundado em 1994, o Grupo São Francisco, chamado antigamente de Fazenda Santa Clara, era dividido em três sociedades. Ao longo dos anos, as parcerias se desfizeram e mudanças significativas aconteceram.
Com a dissolução da sociedade em 2019, a propriedade passou a ser gerenciada pelo proprietário Paulo Milani e dois de seus três filhos: Júlia, responsável pelo Financeiro, e Victor, profissional que cuida da lavoura. A equipe familiar cultiva diferentes tipos de alimentos, como soja, milho, feijão, trigo e cana — esta última o carro-chefe da fazenda.
Processo de sucessão familiar iniciado
Atualmente, a fazenda está em processo de sucessão familiar. A cada dia, Júlia e Victor recebem mais responsabilidades e são responsáveis por tomadas de decisões complexas. Mas, é claro, contam sempre com o apoio do fundador.
“Eu participo em todos os setores e ajudo nas decisões finais dentro desse trabalho de sucessão. Meu objetivo é dar segurança à tomada de decisão dos meus filhos. Passar conhecimento no dia a dia”, explica Paulo Milani.
Apoio do Aegro na governança familiar
Quando Júlia recebeu a proposta para atuar na propriedade da família, sentiu a necessidade de uma tecnologia que ajudasse seu dia a dia cuidando de folhas de pagamento, contabilidade e contas a pagar. Foi nesse momento que encontrou a Aegro. Após agendar uma demonstração com a equipe Comercial, a Administradora utilizou o sistema por 30 dias.
“Eu simpatizei com o Aegro e hoje não consigo ficar sem. Acesso todos os dias para alimentar a plataforma. Ela faz parte da minha rotina. Às vezes preciso saber o que tenho para fazer hoje e qual é a programação do dia. Então, abro o Aegro e sei por onde tenho que começar“.
Antes da plataforma exclusiva para o Aegronegócio, o Grupo São Francisco gerenciava o Financeiro somente através de papel e em planilhas soltas. Porém, agora as principais informações estão a poucos cliques de distância, trazendo muito mais segurança na tomada de decisões. Um exemplo disso foi a decisão de adquirir um novo maquinário para a propriedade.
“Nós temos uma pulverizadora antiga e utilizei o Aegro para coletar todo o histórico de trabalho dela: horímetro, combustível e manutenção. Com isso, vimos que é uma máquina muito eficiente e que rende muito. Conseguimos analisar que poderíamos adquirir uma nova máquina semelhante, mas mais moderna que a atual, para trazer uma eficiência maior ainda. Se eu não tivesse os dados registrados, não conseguiria ter tomado essa decisão e viabilizado o investimento“, exemplifica Júlia.
E é justamente este tipo de aplicação do Aegro que Júlia recomenda. Ela conta que o software ajuda a entender se a área de cultivo será ampliada na próxima safra, se será feito um investimento diferente, além de conseguir verificar o resultado de todas as safras anteriores.
“É uma forma muito válida de saber se você está evoluindo ou não. Se você tem histórico, você sabe se precisa melhorar em algum ponto. Se preciso pegar dados de 2020 vai estar lá. Não preciso folhear papel ou procurar planilha“, conta.
Para a Administradora, apesar da complexidade no trabalho, o resultado é muito gratificante. “Meu maior orgulho é produzir alimento para o mundo. Como produtores, nós não sabemos o dia de amanhã. Mas é muito gratificante quando chegamos no final do dia, vemos a lavoura e toda aquela imensidão verde”.