Grupo Nutriva Cereais, produtor de soja e milho em Antônio Prado (RS), aumenta rentabilidade com o software Aegro. Unificação de informações, controle de estoques, planejamento e decisões aprimoradas. Redução de custos, maior produtividade e controle financeiro. Preparado para safras mais lucrativas.
São três propriedades com mais de 1 mil hectares de área plantada. A empresa prosperou e cresceu ao longo dos anos, mas também enfrenta um dos maiores desafios do agro: margens de lucro cada vez mais apertadas.
Neste contexto, necessitava de muita transparência nos dados financeiros, bem como uma visão precisa dos custos e lucro do negócio.
Só assim, ficaria claro que a empresa rural estava indo para um caminho de rentabilidade, e que a divisão do lucro estava corretamente calculada.
Foi lá em 2017 que o administrador à frente do grupo, Mateus Riva, começou a buscar uma ferramenta que os ajudasse nesse desafio.
Em 2018, ele conheceu e implementou o Aegro na propriedade e desde então evoluiu a gestão do negócio rural. Confira os resultados desses 5 anos de experiência com o software!
Como surgiu a necessidade de unificar a informação na Nutriva Cereais
Planilhas basicamente permitem a inserção de qualquer informação – mas elas não necessariamente estão corretas, podem estar com erros de inserção ou fórmulas diferentes.
Obter uma informação com clareza nem sempre é fácil e para gerar relatórios efetivos é necessário cruzar dados que normalmente estão espalhados em várias delas.
Mateus entendeu que essa organização por planilhas não estava funcionando. Era preciso uma ferramenta que garantisse uma visualização transparente dos processos da fazenda.
“Precisava de uma ferramenta que várias pessoas tivessem acesso e conferissem as informações. Eu precisava achar um sistema de gerenciamento compartilhado e vi o Aegro como uma inovação”.
Comparação de performance com o Aegro
Com a implementação do Aegro, o grupo passou a utilizar várias funcionalidades do software de gestão rural.
O acompanhamento de estoque, controle de cargas, planejamento e controle de aplicações.
Muito do dia a dia passou a ser feito pelo Aegro e os resultados foram excelentes para o grupo.
“Inicialmente, eu não tinha noção de que isso [todo esse controle] era gestão. Baseado no Aegro, me empolguei tanto que passei a estudar cada vez mais sobre e hoje até participo de alguns eventos para produtores em que falo da gestão de risco no agronegócio. E sempre cito o Aegro, que me tirou da planilha do Excel e me ajudou a continuar [na empresa rural]”.
Mais produtividade, menos custo operacional administrativo com o Aegro
Com apoio do Aegro, Riva tem contabilizado benefícios que vão além daquela necessidade inicial.
“Com o Aegro, consegui reduzir o custo operacional administrativo. E como o próprio pessoal que trabalha no campo abastece o sistema com as informações, eu deixo de ter uma pessoa só pra isso ou de precisar eu mesmo fazer esse trabalho. Logo, ele me dá um tempo que eu ‘perderia’, que eu posso gastar em outra atividade, ou melhor, em lazer. Eu economizo tempo.”
Outro ganho irrefutável é o de produtividade.
“No campo, a tomada de decisão tem de ser muito rápida, a gente precisa decidir se aplica ou não um produto, se vende ou não o grão. Com o Aegro, eu tenho um ganho de produtividade que é difícil de medir, mas eu consigo tomar decisões rápidas e assertivas”, garante.
Essa facilidade mitiga dúvidas e riscos na negociação da safra de soja, por exemplo.
“Agora que a soja caiu muito de preço, eu preciso tomar a decisão de vender ou não. Com o Aegro, eu simulo no relatório a venda, ele mostra nossos custos e a margem de lucro para decidir o que fazer”, diz.
Riva cita que as perspectivas para as fazendas do grupo envolvem maior produção dentro das mesmas áreas.
E o que eles têm alcançado com o Aegro e esperam continuar é justamente a orientação para a tomada de decisão.
“Hoje eu não consigo trabalhar sem o Aegro, é imprescindível. É o nosso ‘Chat GPT’: a gente conta tudo para ele e ele nos dá a resposta que precisamos”, brinca.
Em cinco anos de uso do Aegro, o grupo Nutriva Cereais resolveu problemas que atrapalhavam a gestão e organização da empresa.
Hoje possui todo o histórico das áreas, maximizou a rentabilidade e se prepara para safras ainda mais lucrativas!