Constituída em 1988, no coração de Catalão (GO), a Fazenda Agro Ivers iniciou sua trajetória como uma propriedade de gestão familiar, focada principalmente na criação de gado da raça Nelore, um símbolo da pecuária brasileira. Com o passar do tempo, devido a mudanças financeiras e a necessidade de diversificar sua produção, a fazenda optou por migrar do setor pecuário para o cultivo de grãos.
Atualmente, em suas extensas terras que somam 1.600 hectares, a Fazenda Agro Ivers se dedica à produção de culturas como soja, milho, sorgo e milheto, consolidando-se no mercado agrícola. No comando desta grandiosa propriedade está Irineu Ivers, um dos fundadores, juntamente com sua dedicada esposa Geni. Geni, com sua visão inovadora e empreendedora, foi uma das primeiras a perceber a crucial necessidade de incorporar um software de gestão para otimizar os processos da fazenda.
Neste relato cativante, vamos desvendar como o sistema Aegro transformou a operacionalidade da Fazenda Agro Ivers, proporcionando controle total e integrado das informações vitais para o cotidiano do produtor rural.
Anotações no papel e falta de previsibilidade
Antes do Aegro, a gestão da propriedade era feita sem qualquer sistema ou planilha. Tudo era anotado em um caderno de papel, do lucro às principais despesas. O resultado? A falta de informações sobre a verdadeira saúde financeira da fazenda, conforme explica o administrador financeiro da propriedade, Fernando Trindade.
“A gente não sabia quanto era a nossa margem de lucro. Nem quanto a gente ganhava, nem quanto deixava de ganhar. Isso trouxe problemas na gestão financeira e, principalmente, impedia a progressão e o crescimento da empresa”.
Essa realidade mudou quando a fazenda começou a renovar seus equipamentos. Os administradores entenderam que não adiantava ter máquinas de última geração se o escritório não acompanhasse essa transformação.
“Estávamos investindo em equipamentos de ponta, mas a administração estava deixando a desejar. Mesmo honrando os compromissos, eu sentia que algo estava faltando”, explica Geni.
Implementação do Aegro marcou início da trajetória de crescimento
Com apoio do administrador financeiro, a Agro Ivers começou a busca por um sistema de gestão. Ao testar diferentes empresas, o Aegro se destacou pela combinação de três características: intuitividade, facilidade no uso e velocidade.
O processo de implementação foi bastante elogiado pelos proprietários, principalmente em relação à cordialidade no atendimento.
“Tivemos ajuda no período de adaptação. O Aegro nos deu suporte e acompanhamento. Qualquer dúvida que tínhamos o atendimento era rápido, não precisávamos ficar aguardando muito. Os profissionais sempre foram bem atenciosos. Estamos sempre indicando o software”, reforça Geni.
Redução de custos e maior controle do futuro com o Aegro
A empresa utiliza todas as funcionalidades do Aegro para ter números em um grau de precisão muito maior, além de ajudar em tomadas de decisões mais inteligentes e assertivas.
Do controle fiscal ao acompanhamento das máquinas em campo, juntamente com controle de patrimônio e emissão de notas fiscais, tudo é feito através do software. Como impacto direto, houve redução significativa em despesas desnecessárias e aumento na margem de lucro.
“Antes, a gente tinha uma margem de lucro de 22%. Hoje, com o sistema, temos uma margem entre 38% e 42%, dependendo do Ano-Safra. Nosso resultado aumentou também entre R$ 3 milhões e R$ 4 milhões no exercício. É muito impactante e engrandecedor”, afirma Fernando.
A previsão dos próximos anos também é outra grande aliada do crescimento da fazenda. Todos os dias de manhã, o administrador Fernando acessa o Aegro para conferir as contas que serão pagas não apenas naquele dia, mas também nos próximos meses.
“O Aegro proporcionou aumento dos resultados através do controle e do planejamento de produtividade. Ele proporciona o roteiro da safra anterior e a safra atual. Com isso, conseguimos também fazer o planejamento da safra com um ano de antecedência. Nos trouxe muito mais resultados com uma simplicidade muito grande”.