Como a Fazenda Sagrada Família alcançou agilidade e economia com o Aegro

Kamila Caneppele, da Fazenda Sagrada Família, superou desafios na gestão financeira com o Aegro, ganhando controle preciso do fluxo de caixa, registrando estoques e despesas. A visualização remota via celular transformou a gestão, impactando positivamente a lucratividade e facilitando decisões estratégicas. O Aegro revolucionou a fazenda, proporcionando eficiência e economia de tempo.

 

Gerenciar uma fazenda de forma eficiente é uma tarefa complexa. Com diversas operações e desafios financeiros acontecendo simultaneamente, se o processo não estiver bem organizado, a chance de algo passar despercebido e prejudicar a saúde financeira do negócio é alta.

 

A produtora rural Kamila Caneppele, sócia-proprietária da Fazenda Sagrada Família, sabe bem disso. No passado, ela enfrentou dificuldades ao tentar gerenciar o caixa da fazenda e manter o controle sobre as operações.

 

Foi aí que Kamila descobriu o Aegro, um sistema de gestão agrícola e financeiro que revolucionou a forma como ela administrava sua propriedade. Hoje, a produtora consegue fazer a gestão financeira, administrativa e até operacional da fazenda pelo celular, mesmo a quilômetros de distância. Veja os detalhes dessa história a seguir.

 

Os desafios da gestão financeira analógica

 

Kamila Caneppele é sócia-proprietária da Fazenda Sagrada Família, localizada na região de Carapó (MS). Ao todo, são três propriedades que compreendem em torno de 2,5 mil hectares, onde são cultivados soja verão e milho safrinha.

 

Antes de implementar o Aegro, conciliar todas as contas pagas, a pagar e a receber era a principal dificuldade enfrentada na organização financeira da propriedade. 

 

Kamila conta que, às vezes, era preciso negociar às pressas uma venda para garantir o pagamento das faturas da semana. Isso porque, até então, todo o fluxo de caixa era feito por planilhas de Excel, o que prejudicava a visão do todo.  

 

“Como não tínhamos uma visualização facilitada desse fluxo de caixa, não sabia se precisava fazer ou não um contrato de venda. Não sabíamos se aquela operação seria realmente a melhor opção no momento”, comenta.

 

Essa falta de visibilidade sobre as contas futuras prejudicava o processo de tomada de decisões financeiras mais estratégicas – o que afetava diretamente os lucros da fazenda.

 

“Às vezes tinha de vender a um preço que era inferior porque tinha contas vencendo e precisavam ser pagas”, conta a produtora.

 

1 economia sistema de gestao rural
Kamila Caneppele é sócia-proprietária da Fazenda Sagrada Família, na região de Caarapó, Mato Grosso do Sul

 

Colocando as contas em ordem na Fazenda Sagrada Família

 

Quando os negócios começaram a crescer, Kamila sentiu a necessidade de um sistema que a ajudasse a gerenciar melhor os dados. Foi então que ela encontrou o Aegro.

 

Com a implementação da plataforma, todos os dados das contas passaram a ser alimentados no sistema, que, por sua vez, retroalimenta automaticamente dados correlacionados. Ou seja, além dos ganhos na organização do fluxo de caixa, outras áreas do negócio também foram positivamente impactadas. 

 

“Hoje todos os contratos são lançados no sistema e eu consigo ver precisamente se vai sobrar ou faltar dinheiro”, conta Kamila. “Nossa gestão financeira antes e depois do Aegro não tem comparação”, avalia.

 

2 economia sistema de gestao rural aegro
Exemplo de fluxo de caixa possível no Aegro (dados ilustrativos)

 

Como todo o estoque de grãos armazenados também fica registrado no software, a produtora consegue saber quantas sacas ainda estão disponíveis e tomar a decisão de fechar ou não um contrato de venda.

 

“Conseguir conciliar as contas a pagar e a receber foi um marco, uma ajuda muito grande para a gente. Hoje eu sei se tenho dinheiro ou não, consigo me programar para pagar as contas. Antes, chegava perto do dia e a gente tinha de ‘dar os pulos’”, lembra.

 

“É um valor imensurável que ganhamos com o Aegro, porque antes não tínhamos controle para medir, nós só sabíamos o que já tínhamos pago”

 

O registro de compras de peças e despesas da frota agrícola também passou a ser feito com ajuda do Aegro, o que permitiu uma análise detalhada dos custos operacionais.

 

Segundo Kamila, isso levou a uma melhor compreensão das despesas e lucros associados a cada máquina, permitindo decisões mais informadas sobre manutenção e abastecimento.

 

“Todas as peças e manutenções estão registradas no Aegro e eu acompanho com frequência. De cabeça, é muito difícil lembrar que você trocou o filtro daquela máquina específica no mês passado, mas está lá no sistema e eu consigo fazer esse controle”.

 

Novas áreas de lavoura

 

A implementação do Aegro transformou a gestão da Fazenda Sagrada Família, trazendo organização financeiracontrole operacional e uma economia significativa de tempo e dinheiro.

 

Kamila abandonou as negociações de última hora e ganhou uma visão precisa das finanças. Com isso, o processo de tomada de decisão foi aprimorado, o que impactou diretamente na lucratividade e no planejamento de longo prazo da fazenda.

 

Agora, a produtora está investindo na abertura de novas áreas de lavoura. “Com o Aegro, eu tenho acompanhado desde o início esse investimento e terei certeza de quando passará a dar lucro”, diz.

 

tela patrimonio
Com o Aegro, é possível visualizar dados do patrimônio da fazenda, programar alertas de manutenção das máquinas e visualizar todos os custos

 

Por fim, Kamila também destaca  o fato dessa visualização poder ser feita a qualquer hora e de qualquer lugar.

 

Eu não preciso ir até as fazendas para ver e acompanhar o que está acontecendo. Eu compro uma peça, lanço no sistema e olho o resultado. É uma grande facilidade ver tudo o que acontece na fazenda na mão, pelo celular. Hoje se me perguntar quanto pagamos em um insumo eu só pego o celular para falar”, comemora.

 

Conciliar as operações financeiras, operacionais e administrativas da fazenda traz impactos diretos na lucratividade da empresa rural.

 

Saber exatamente o quanto entrará ou sairá do caixa em curto, médio e longo prazo permite tomar decisões conscientes e precisas.

Com essa organização dentro do Aegro, a produtora rural Kamila Caneppele conseguiu alavancar a gestão da Fazenda Sagrada Família, em Caarapó (MS).

 

A facilidade em visualizar os resultados e controlar o caixa transformaram sua rotina e lucros. 

 

Ela deixou de fazer negociações de grãos às pressas para pagar as contas e ainda identificou situações que a fizeram economizar muito dinheiro e tempo na organização da propriedade.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?