A realidade do produtor mudou muito nos últimos anos. A administração rural, por exemplo, evoluiu para além das anotações e planilhas, exigindo uma gestão mais abrangente e integrada, que considere todas as variáveis de produção.
No entanto, quando feita manualmente, a complexidade dessa tarefa pode ser desanimadora, pesando na rotina e consumindo tempo precioso do campo.
Nesse contexto, o uso de um software agrícola surge como um poderoso aliado dos produtores rurais. Foi justamente esse o caso do produtor de soja Cesar Ravanhani e sua esposa, a engenheira agrônoma Thaisa Wendhausen Ravanhani.
Com ajuda do sistema de gestão Aegro, eles conseguiram tornar a gestão mais prática e eficaz, estruturando o controle financeiro da fazenda e evitando surpresas durante a safra.
Os desafios da Ravanhani & Sarti Cereais sem gestão especializada
Sócio da Ravanhani & Sarti Cereais, uma propriedade com 1.100 hectares em Mogi Guaçu (SP), Ravanhani usava planilhas simples para controlar os gastos da fazenda antes de conhecer o Aegro. Ele conta que, ao final da safra, costumava calcular apenas o diferencial entre o valor investido e a receita para descobrir o quanto sobrou ou faltou de dinheiro.
Foi apenas ao ser questionado por sua esposa sobre como era realizada a gestão de custos e quais eram os gastos específicos com insumos ou maquinário que ele percebeu que essa estratégia estava dificultando o acesso a informações importantes para a saúde do negócio. Era hora de mudar e se reorganizar, implementando uma verdadeira gestão de processos e custos.
“Há uma maior necessidade de você estar a par do que você está fazendo com o seu dinheiro, porque existem várias variáveis que não estão no nosso controle”, destaca Thaisa.
Para que isso fosse feito corretamente, decidiram buscar o apoio de um software de gestão. E foi aí que conheceram o Aegro.
“Contratar o software Aegro nos elucidou sobre a necessidade de se fazer gestão. Você faz gestão a partir do momento que você tem informação, e informação desde o início, de todos os atores que compõem a cadeia dentro do processo produtivo”, complementa a engenheira.
Controle de custos ajustado com o Aegro
Dentro do Aegro, Thaisa e sua secretária lançam notas de compras, atualizando o controle de despesas, fluxo de caixa e estoque. O sistema também registra as atividades de campo, descontando insumos do estoque e o custo da safra em tempo real, o que permite decisões mais estratégicas ao longo do ciclo produtivo.
“Conseguimos observar uma diferença gigantesca desta safra para a safra passada, mas vimos isso ao longo do processo e não somente ao final da safra, quando se teria aquele susto”, contou Thaisa.
A tela de custo realizado proporciona uma visão clara dos gastos por categoria e área, destacando a diferença entre o custo efetivo e o valor das compras.
Para Thaisa, essa funcionalidade é muito importante, pois deixa claro para o produtor que o custo do que ele efetivamente gastou no campo não é equivalente àquilo que ele comprou – uma confusão comum que afeta a análise dos gastos, prejuízos e lucros da safra, dificultando a identificação de oportunidades de economia.
Transformação da colheita com o Aegro
Thaisa destaca que a digitalização da gestão com o Aegro teve reflexos evidentes na última colheita. À medida que a produção era colhida e descarregada no silo, os dados eram imediatamente registrados no software, permitindo o cálculo automático dos resultados da safra – o que evitou o acúmulo de tarefas e o atraso nas operações.
Assim que a colheita é registrada, os resultados da safra são calculados automaticamente dentro do Aegro
Para agilizar ainda mais a comunicação, criaram grupos de WhatsApp para cada área de colheita, garantindo que todas as informações necessárias fossem rapidamente incorporadas ao Aegro. Isso facilitou o pagamento dos fretes e a retirada dos relatórios da safra, que foram compartilhados com o sócio.
Para a safra de 22/23, Cesar tem como objetivo realizar também o planejamento pré-safra pelo Aegro. Dessa forma, ao final da colheita, ele poderá comparar o custo planejado ao custo realizado.