Agropecuária Müller: Sucessão familiar de sucesso com o Aegro

Gerenciar uma fazenda envolve várias etapas, como planejamento agrícola, controle financeiro, administração da mão de obra e investimentos. Mas, quando ocorre a sucessão familiar, como garantir que cada membro assuma sua responsabilidade sem causar desencontros nos processos?

 

A solução encontrada pela família Müller foi adotar o Aegro, software para gestão de fazendas, que permite o acesso simultâneo e remoto às informações da fazenda. 

Acompanhe abaixo como foi o processo de implementação da tecnologia.

 

Dificuldades para integrar e atualizar os processos agrícolas e financeiros

 

A fazenda Agropecuária Müller, localizada em Jari (RS), se dedica à produção de soja, trigo e pecuária. Inicialmente tocada pelo pai e três filhos, a  propriedade passou recentemente por um processo de sucessão familiar e agora é liderada por cinco primos.

 

Deise Müller, responsável pela parte administrativa e financeira, compartilha que a transição ocorreu naturalmente, impulsionada pelo amor à fazenda e pelas ideias surgidas durante os estudos dos jovens.

 

“A gente se criou na fazenda e saiu para estudar. Quando estávamos nos formando, tivemos muitas ideias para pôr em prática. A gente se formou e voltou”, lembra.

 

2 sucessao familiar na fazenda 1024x767 1
Propriedade da agropecuária Müller produz soja e trigo no Rio Grande do Sul (Fonte: divulgação/arquivo pessoal)

 

Controle de dados acessível a qualquer momento com Aegro

 

Naquela época, a família enfrentava dificuldades para integrar e atualizar os processos agrícolas e financeiros. O controle era feito por planilhas de Excel, mas Deise conta que a comunicação e atualização eram demoradas, o que prejudicava a administração do negócio. 

 

“A gente não conseguia colocar essas informações na planilha, elas não se encaixavam, não conseguíamos lançar de forma correta e organizar […] Chegou  uma hora em que eu estava mais resolvendo [as fórmulas da] planilha do que vendo resultados e trabalhando em cima disso”, lembra. 

 

A solução, então, foi buscar um sistema que agregasse informações e unisse as partes operacional e financeira da fazenda, permitindo uma visão global do negócio mesmo à distância. Foi aí que eles chegaram no Aegro.

 

Com a utilização do software, a família passou a ter mais controle das operações agrícolas, do estoque, das finanças e dos resultados das safras. Além disso, tomou consciência de outros problemas que não conseguiam ser visualizados anteriormente, com uso de planilhas.

 

“Hoje eu consigo muito mais olhar resultados, vejo onde estão os problemas na empresa e consigo resolver. Nas planilhas, era muito difícil visualizar essas situações”, diz a administradora – que, mesmo morando a 300 km da fazenda, consegue fazer toda a parte operacional da empresa rural através do computador e do celular.

 

“Tem até o financeiro pelo aplicativo. Às vezes você está offline, tem alguma dúvida e consegue pesquisar”, comemora.

 

Aegro trouxe gestão descomplicada e inovação

 

Veja os principais desafios enfrentados pela família Müllsd antes da implementação do software de gestão – e como ele ajudou a resolvê-los, trazendo resultados surpreendentes.

 

Com o Aegro, eles passaram a ter mais controle e visibilidade dos resultados, o que permite a tomada de ações mais assertivas. Eles identificaram, por exemplo, que a cultura de inverno não era rentável para a entressafra da soja e puderam direcionar recursos para uma área de pecuária mais lucrativa.

 

O controle de estoques era complicado com o uso das planilhas, especialmente porque não havia estoque físico na fazenda. A utilização do software resolveu esse problema, permitindo um controle mais rápido e preciso dos estoques, possibilitando ver o que está disponível e como está distribuído em tempo real. 

 

Com o Aegro, eles conseguiram controlar melhor os pagamentos e contas da empresa, obtendo uma visão mais clara do fluxo de caixa. Também perceberam que estavam fazendo a mensuração equivocada dos resultados – que antes eram lançados como custo da safra de soja, o que levava a uma percepção de que a lavoura não era rentável. 

 

Com o Aegro, a família identificou o erro  e passou  a investir nos talhões mais rentáveis, além de obter informações mais precisas para negociações. 

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?