Fazenda Alvorada Bueno dobrou a área plantada com o Aegro

A Fazenda Alvorada Bueno, de Lucas do Rio Verde, passou a ter mais controle das atividades agrônomicas e da gestão da propriedade com o software Aegro. Como resultado, conseguiu ter clareza para a tomada de decisões que levaram à expansão da área plantada e mais lucratividade.

 

Dedicada à produção de soja e milho desde 1986, a Fazenda Alvorada Bueno é uma propriedade de gestão familiar localizada em Lucas do Rio Verde (MT). 

 

Recentemente, a família deparou-se com um desafio que muitos agricultores também enfrentam durante o processo de expansão: maximizar a eficiência e aumentar a área plantada sem prejudicar a saúde financeira do negócio.

 

Foi nesse contexto que eles conheceram o Aegro – e tudo mudou. Veja os detalhes da história abaixo.

Falta de histórico e baixa visibilidade dos dados

Guiverson Bueno, responsável pela parte operacional do negócio, conta que quando juntou-se ao pai para iniciar o processo de sucessão familiar, em 2016, o controle de informações da propriedade era feito manualmente.

Segundo ele, a ausência de um sistema integrado dificultava o controle das atividades agronômicas e o acompanhamento detalhado das finanças, gerando incertezas que prejudicavam as decisões estratégicas.

“O pai utilizava um caderninho, anotava o que tinha para pagar, tal data, e não passava daí. Era simplesmente a cabeça dele e o caderninho que ele anotava. Então não existia um histórico: quanto foi produzido, o que foi utilizado em cada talhão, qual o custo da lavoura… Eu falei: pai, não é assim. A gente precisa melhorar isso, precisa ter mais informações, se não uma hora ou outra a conta não vai fechar”, lembra.

Com carta branca do pai para procurar uma solução que trouxesse mais organização e transparência à gestão, Guiverson iniciou a busca por uma ferramenta de gestão que ajudasse nesse processo. Foi aí que ele conheceu o Aegro.

Guiverson bueno 1536x864 1

Controle de dados e informações integradas com o Aegro

A implementação do software de gestão abrangeu rapidamente todos os aspectos da operação da Fazenda Alvorada Bueno, desde a parte operacional até a financeira, viabilizando a rastreabilidade das práticas agrícolas e maior precisão na administração das atividades.

“Agora a gente faz toda a parte realmente da gestão bruta, a parte financeira, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa… Estamos utilizando também a sincronização com a conta do banco para realmente ter um controle bem preciso do que são as contas da fazenda e o que é conta pessoal. A partir daí estamos começando a tomar cada dia melhores decisões em cima do nosso negócio”, comemora.

Além de facilitar a adoção pelos outros membros da família, a possibilidade de acesso remoto e a interface intuitiva do Aegro também foram essenciais para trazer visibilidade aos dados.

“Depois começamos a utilizar, todo mundo entendeu como era necessário […] O Aegro é o coração da fazenda hoje, tudo que eu vou tomar de decisão, eu me baseio em dados. Para mim, é uma ferramenta de braço direito, que eu tenho que levar comigo para qualquer lugar. E ela consegue estar em qualquer lugar por trabalhar na nuvem”, diz.

A partir daí, a colaboração entre a família e a tecnologia seguiu servindo como base para enfrentar os desafios existentes e buscar resultados ainda mais expressivos.

A digitalização da gestão financeira possibilitou, por exemplo, um melhor planejamento de longo prazo, o que ajudou a otimizar as vendas e a minimizar perdas.

“A gente sabe o que saiu hoje, o quanto vai sair amanhã. Temos um planejamento de quanto precisa vender de soja para conseguir pagar as contas até 2024  já, então conseguimos trabalhar melhor o mercado e aproveitar melhor as oportunidades utilizando as informações que o Aegro nos fornece”, diz.

Digitalização e expansão da fazenda Alvorada Bueno com apoio do Aegro

Desde 2019, a família Bueno conta com a ajuda do Aegro no processo de gestão. Embasado em dados concretos, o processo de digitalização trouxe resultados palpáveis ao negócio – que deve passar dos atuais 480 hectares para 900 hectares a partir de 2024.

“Essa expansão só foi possível porque a gente sentou, fez uma  reunião de família, e eu apresentei os números. Tinha aquele receio: será que a gente consegue praticamente dobrar a quantidade plantada? É possível expandir sem correr risco financeiro de quebrar o negócio? Com os dados que o Aegro apresentou, conseguimos fazer esse estudo e ter uma certeza. Então o Aegro realmente ajudou a gente a crescer”, conta.

Para dar conta desse novo momento, a família também planeja uma ampliação do corpo de colaboradores da fazenda – que, além dos próprios membros da família, passará a contar com novos funcionários.

“Esses colaboradores serão treinados para utilizar o Aegro.  Se tiver um cara que vai fazer a pulverização, por exemplo, ele vai ter o acesso dele. Quando ele for fazer a pulverização, vai lançar lá que usou tal produto e a quantidade de produto utilizada para aquele determinado talhão. Isso é digitalizar a fazenda”, conclui.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?