Como a Fazenda Retiro substituiu 30 planilhas por um software

Facilidade na utilização do sistema permite que gestores tenham dados essenciais diretamente no celular. 

 

Mudanças sempre fizeram parte da família Gussati. A história no Agronegócio iniciou em Ronda Alta, no Rio Grande do Sul. Décadas mais tarde, os avós, migraram suas atividades para Goiás e lá permaneceram por 20 anos. Mas, sempre em busca de melhores condições de vida, decidiram se instalar em Mato Grosso, e funda a Fazenda Retiro, que existe há 15 anos. 
 

Hoje, a propriedade possui 1200 hectares e tem como principais atividades o plantio de soja e milho.  

A plantação está localizada em Nova Ubiratã a menos de 100 km de Sorriso, município que é a sede da propriedade e onde atua o neto Matheus Gusatti. Junto com seu irmão, profissional é responsável por toda a gestão financeira da Fazenda Retiro. 

 

Desafios na gestão familiar

 

Ao refletir sobre os principais desafios na administração frente à propriedade, Matheus explica que é a responsabilidade em tomar diferentes – e importante- decisões todos os dias.  

“Ao mesmo tempo em que é natural seguir o caminho da nossa família, que sempre foi de agricultores, é também muito difícil tomar decisões todos os dias. Afinal, más decisões podem afetar toda a nossa família”, conta. 

Entendendo a complexidade do trabalho, Matheus sempre foi muito preocupado em ter o controle total de todos de todos os departamento da propriedade. Por este motivo, chegou a ter, ao mesmo tempo, mais de 30 planilhas de Excel para entender a saúde financeira da Fazenda Retiro. 

 

A busca por um sistema de gestão específico para o Agro negócio

 

Nestes documentos, haviam dados sobre aplicações, estoque e fluxo de caixa da propriedade. Porém, a dificuldade em usar planilhas ao invés de um sistema surgia em dois momentos: na atualização dos dados, que era preciso ser feita em diferentes lugares mais de uma, e no compartilhamento destas informações com seu irmão e parceiro de negócio. 

Principalmente por este segundo motivo, é que Matheus procurou o Aegro. “Eu sempre fui muito focado na parte de controle. Cheguei ao Aegro para encontrar um sistema onde conseguisse visualizar tudo em um único lufar e compartilhar com meu irmão todas as informações que eu tinha”, explica. 

 

Integração entre dados do campo e Aegro 

 

Outro ponto importante destacado por Matheus é a integração entre Climate FieldView e Aegro. Primeiro sistema que coleta informações diretamente da plantação e leva para o software, onde todos os dados ficam armazenados e podem ser analisados em tempo real. Como resultado, há menos chances de erros humanos em cálculos e planejamentos futuros. 

“O FieldView e o Aegro se comunicam muito bem e diminuem o erro humana na hora dos registro. Eu sei exatamente tudo o que foi plantado, desde a quantidade de sementes até a quantidade de adubo”, explica do gestor.”

 

Atendimento premium na agência física Aegro 

 

Além das facilidade do sistema, a Fazenda Retiro conta também com atendimento presencial na agência exclusiva do Aegro. No local, são realizadas reuniões mensais, que ajudam o profissional a tirar dúvidas pontuais e entender como melhorar processos. 

Hoje, o gestor não pensa em contratar nenhum outro software, principalmente por causa da facilidade na utilização do Aegro, que possui uma interface bastante intuitiva para profissionais com diferentes experiências e qualificações. 

“O Aegro é muito mais simples de se lançar informações. É intuitivo de usar e de gerar relatórios. Eu tive experiência com outros sistemas e era tudo muito complicado. Meus colaboradores, inclusive, não conseguiram utilizar. Hoje, consigo fazer o controle de estoque, até mesmo pelo celular”, comemora Matheus.  

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?