Como o Grupo Montesanto Tavares otimizou o controle de pragas em suas fazendas com o Aegro

Como grupo cafeeiro realiza o monitoramento de pragas em 5 fazendas com apoio do Aegro
O Grupo Montesanto Tavares, líder em café, utilizou o Aegro para aprimorar seu controle de pragas em cinco fazendas. A solução permitiu monitoramento unificado e em tempo real, fortalecendo a relação entre campo e escritório.
O que você encontrará aqui:

O controle de pragas é um dos pilares fundamentais para garantir a produtividade e a qualidade dos cultivos. 

No entanto, implementar um monitoramento eficaz pode ser desafiador, especialmente em grandes propriedades agrícolas dispersas geograficamente.

Confira nesta história inspiradora como o sistema Aegro ajudou o Grupo Montesanto Tavares, o maior grupo de café do país, a aprimorar o controle de pragas em seus mais de 2 mil hectares produtivos.

Monitorando Terras Distantes no Grupo Montesanto Tavares

Com cinco fazendas espalhadas pelo país, monitorar pragas em tempo real sempre foi uma tarefa crucial para o sucesso do Grupo Montesanto Tavares. 

A empresa já utilizava uma solução tecnológica, mas a facilidade de poder ver, através do celular, os resultados do monitoramento das cinco propriedades em tempo real – e de qualquer lugar – foi decisivo para que optassem por migrar para o Aegro

 “Conhecemos o Aegro através do engenheiro-agrônomo das fazendas, que já utilizava o sistema em sua propriedade e nos indicou. Começamos a avaliar, pesamos vários aspectos e decidimos fazer a migração”, conta Renata Nacif, analista de gestão do grupo. 

Ela conta que a adaptação à nova tecnologia foi rápida e eficiente, principalmente devido à simplicidade com que os dados podiam ser inseridos no sistema.

 “O que a gente mais amou e fez toda a diferença foi o fato de termos as informações na mão, no celular, na hora que quisermos. Foi um ganho incrível, principalmente porque são dados de várias fazendas”.

1 monitoramento de pragas no cafe
Monitoramento de pragas e planejamento das operações com insumos nas cinco fazendas do grupo Montesanto Tavares é feita pelo Aegro
(Fonte: divulgação)

Integração do campo com o escritório na palma da mão

Quando a troca do sistema de monitoramento de pragas se desenhou como uma possibilidade para o grupo, várias considerações foram feitas. A opção pelo Aegro se deu pelas vantagens de preço, facilidade de uso e acessibilidade.

“O acompanhamento constante é importante e traz agilidade. Informação na mão é o maior ganho que o Aegro trouxe para a gente”, reforça Renata.

Hoje, o monitoramento é feito de forma detalhada: cada monitor vai até pontos determinados de amostragem e faz todas as anotações necessárias. As informações coletadas ali são inseridas no sistema de monitoramento do Aegro pelos colaboradores, ainda no campo, por meio de tablets. 

Depois, os dados alimentados no software ficam disponíveis para serem consultados no escritório, que acompanha todas as operações de monitoramento – e também da aplicação de insumos.

“Estamos toda hora acompanhando as atividades, o que está para ser feito, o que está em execução e o que acabou. A gente interage muito e o sistema ajuda bastante também nesse ponto. Hoje, campo e escritório são praticamente a mesma coisa”, cita a analista.

Monitoramento e operação em dia com Aegro

O monitoramento rigoroso, combinado com o planejamento pré-estabelecido, proporcionou uma integração eficaz entre campo e escritório, trazendo uma agilidade na visualização de informações que até então o grupo não tinha.

Monitoramento de pragas no café é feito todos os dias nas fazendas do grupo Montesanto Tavares(Fonte: divulgação)
Monitoramento de pragas no café é feito todos os dias nas fazendas do grupo Montesanto Tavares
(Fonte: divulgação)

A visualização de dados centralizada no Aegro garantiu que as infestações fossem controladas de forma proativa, evitando qualquer ultrapassagem dos níveis considerados seguros.

Além disso, o sistema facilitou o planejamento anual das operações, permitindo que o grupo ajustasse suas estratégias com base nas informações em tempo real. 

Todas as fazendas do grupo são certificadas, sendo o MIP (Manejo Integrado de Pragas) e a aplicação de insumos de grande importância e acompanhados de perto pela diretoria com facilidade através do software.

Compartilhe esta História de Sucesso

Software para Gestão de Fazendas

Maximize seu rendimento sem dificultar a gestão da sua fazenda

O Aegro oferece soluções integradas e ajuda produtores rurais a obter mais eficiência e previsibilidade.
Não é necessário seu cartão de crédito.
Software para gestão de fazendas
Reproduzir vídeo
Ajudamos vários produtores no Brasil inteiro

Mais de 5.000 fazendas usam o Aegro diariamente

+ 0 milhões
de hectares
+ 0
usuários por mês
Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
Reproduzir vídeo sobre Case Aegro: Fazenda Alvorada Bueno
"O Aegro é o coração da fazenda hoje, tudo que eu vou tomar de decisão, eu me baseio em dados. Para mim, é uma ferramenta de braço direito, que eu tenho que levar comigo para qualquer lugar."
Guiverson Bueno
Produtor Rural - Fazenda Alvorada Bueno

Razões para você confiar no Aegro

Queremos facilitar o acesso cada vez mais das fazendas ao Aegro.
Por isso, nosso sistema integra com as principais soluções do mercado.

logo climate fieldview
John Deere Operations Center
Logo Orbia
Stara

Comece a ter mais eficiência na sua fazenda hoje mesmo

Crie sua conta e entenda como o Aegro pode te ajudar a tomar decisões mais confiáveis e lucrativas em todas as etapas da safra.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?