Como a grupo Vó Negrinha Agro aumentou sua lucratividade com o Aegro

A história do grupo Vó Negrinha Agro demonstra como a adoção da tecnologia certa pode revolucionar a lucratividade do agronegócio.

 

gestão eficaz dos custos de produção é crucial para a lucratividade, mas sabemos que os gastos na produção agrícola podem ser difíceis de rastrear e controlar. 

 

Sem uma organização eficiente, é comum se deparar com despesas inesperadas ou mesmo compras duplicadas que, no fim do dia, podem resultar em perdas financeiras consideráveis.

 

Desafios na gestão de custos da grupo Vó Negrinha Agro

 

Hoje à frente do grupo Vó Negrinha Agro (MS), Nino enfrentou dificuldades durante o processo de sucessão familiar que o trouxe para a posição de gerente administrativo das fazendas.

 

Isso porque, até então, as anotações eram mantidas principalmente em cadernos e planilhas desatualizadas, o que tornava difícil precisar os custos de produção.

 

Naquela época, definir o melhor momento e preço para venda das safras, por exemplo, envolvia mais “sentir o momento e o mercado” do que um olhar estratégico de negócio.

 

Em busca de uma solução, Nino encontrou o software de gestão rural Aegro –  e, atraído pela possibilidade de integrar aspectos financeiros e operacionais da fazenda na ferramenta, decidiu trazê-la para a administração do grupo.

 

Implementando o Aegro para uma gestão mais eficiente

 

Com a implementação do Aegro, todas as informações das propriedades foram catalogadas e centralizadas. Agora, elas estão acessíveis em tempo real para todos os sócios via computador ou celular.

 

Isso tornou mais simples e rápido o compartilhamento de despesas entre fazendas e safras, trazendo mais segurança para o processo de tomada de decisões estratégicas.

 

“Passamos a ter um custo preciso de produção e, com isso, pudemos olhar para o negócio de forma mais estratégica. A gente sabe que é muito difícil reduzir custo de produção, mas temos controle sobre o preço de venda da safra. Hoje, já estamos fazendo o planejamento para segurar a soja e conseguir o melhor preço de venda, por exemplo”, diz o produtor.

 

Mais lucro nas fazendas com o Aegro

 

Veja algumas das transformações proporcionadas pela implementação do Aegro que culminaram com o aumento da lucratividade do grupo Vó Negrinha.

 

Melhoria dos Processos

 

A integração de dados proporcionou uma visão mais abrangente das operações em ambas as fazendas, permitindo a identificação e correção de processos ausentes. Isso levou a uma maior organização e eficiência na gestão da fazenda, especialmente no controle de estoque e abastecimento de máquinas.

 

Identificação de custos não contabilizados

A inserção sistemática de dados no Aegro revelou gastos previamente não contabilizados e que representavam até 5% do custo de produção do grupo. “Como acontece em muitas fazendas, a gente tinha anotação dos gastos feitos pela família quando eram grandes transferências, mas não sobre o pagamento de pequenices, como aquela compra de peça rápida de última hora”, diz Nino. O software trouxe visibilidade a esses custos, permitindo um controle mais eficaz.

 

Maior controle de custos

O controle preciso dos custos de produção permitiu ao grupo Vó Negrinha Agro adotar uma abordagem mais estratégica. Agora, eles podem planejar a venda da safra de forma a garantir o melhor preço, ao invés de depender de contratos pré-estabelecidos. 

 

Essa mudança resultou em uma significativa redução na venda antecipada da safra (que antes representava de 40-60% da produção) para menos de 20%.  “Percebemos que não tem necessidade dessa venda como estava sendo feita. O Aegro nos ajudou muito a tomar consciência disso e ter poder de tomar a melhor decisão”, diz.

Abrir o chat
1
💬 Quer conhecer mais o Aegro?