O Grupo Cremonesi, com sede em Campo Mourão (PR), deixou para trás um emissor de notas genérico, que não atendia às particularidades de uma fazenda, e transformou suas operações com o software Aegro.
O Grupo Cremonesi possui décadas de história. A empresa de Agronegócio foi passada de geração para geração, de bisavô para netos, e agora está presente em duas localidades: Campo Mourão (PR), onde fica a sede principal, e Uruçui – uma das cidades com maior PIB do Piauí. Nos dois municípios, a área cultivada ultrapassa 3.300 hectares com plantio de soja, milho, trigo, arroz e outros tipos de grãos.
Toda a família está envolvida na gestão das propriedades, mas é Carlos Cremonesi quem está à frente do setor Fiscal, responsável pelo controle financeiro, pagamentos de maquinários e insumos, além da emissão de notas fiscais na venda de grãos.
Planilhas e cadernos ficaram no passado
Carlos Cremonesi conta que, antes da contratação da Aegro, todas as finanças eram gerenciadas de forma manual por meio de planilhas no Excel e anotações em folha de papel.
Além disso, a emissão de notas fiscais eletrônicas era uma atividade bastante morosa, já que envolvia um sistema genérico e que não estava integrado aos processos da empresa. Como consequência, havia falta de controle sobre gastos e despesas, dificuldade na previsibilidade de investimentos e horas de trabalho perdidas com as notas fiscais.
“Eu procurei o Aegro pela praticidade de um software e a necessidade de ter um setor fiscal melhor gerenciado. Antes da Aegro, era tudo de qualquer jeito nos cadernos e em planilhas no Excel”, explica o gestor.
Menos retrabalho, mais integração com o emissor de NF-e do Aegro
Cremonesi explica que, a cada venda de grãos, é necessária a emissão de uma nota fiscal individual. Porém, esse processo levava aproximadamente 30 minutos para um único documento devido à utilização de um sistema genérico e sem relação com outras áreas da empresa. Mas, com a implementação do Aegro, tudo ficou muito mais rápido e integrado.
“Agora, a emissão de uma nota fiscal no Aegro não chega a 30 segundos. Além disso, o emissor já lança no sistema como receita, o que reduz ainda mais as etapas do meu trabalho”, complementa.
Outra grande vantagem de adotar um software específico para o Agronegócio foi o gerenciamento de estoque e planejamento de investimentos futuros. Segundo o Administrador explica, o Grupo Cremonesi utiliza o Aegro para controlar o estoque de armazenagem e safra, entender as principais despesas e orientar a tomada de decisões.
“Com o controle financeiro, agora conseguimos saber o quanto sobra, quanto gastamos por hectare. Nos permite fazer o controle da fazenda para planejar o investimento futuro de uma forma certa”, conclui Carlos.